Todo lo publicado en ARISTOS INTERNACIONAL está sujeto a la ley de propiedad intelectual de España
Agosto 2.019 nº 22
La Dirección no se responsabiliza de las opiniones expuestas por sus autores. Estos conservan el copyright de sus obras
AL SERVICIO DE LA PAZ Y LA CULTURA HISPANO LUSA
COLABORAN: Virginia Branco…Regina Carvalho…Eugenio de Sá…Ary Franco…Yvany Gurgel do Amaral..,Amilton Maciel Monteiro…Gabriela País…Cema Raizer…Alfredo Santos Mendes…Thalma Tavares
SER POETA Virginia Branco
Escutando o germinar das sementes com olhares inocentes de humildade, alimentam-se de verdade ;- suas vertentes A dor e o amor são musas sem idade.
Seus sonhos vagueiam nos jardins da utopia, transformando ervas amargas em flores. Onde o sol e a lua iluminam a poesia e os poetas exaltam os seus amores.
O silêncio da noite é a luz do dia Todo o Estro tece verdadeiras sinfonias e ecoam concertos por excelência,
na musicalidade das palavras. Em teus trilhos o humanísmo lavras exalando perfumes d’eloquência.
POETANDO… Regina Carvalho
Como expressar com palavras, os gestos que queria fazer, tudo que gostaria de ver, um belo amanhecer ou entardecer, ou o triste e soturno morrer…
Faltam-me falas para os descrever. Entretanto ao expressar com o simples fato de pensar, falar, não existe nada que me preocupe porque nada pode deturpar, seja a essência do chorar, ou o doce gesto do beijar, como comover e alcançar a essência do puro e simples "amar…
Que passem as horas, os minutos, dias e anos… e todas as estações do tempo! Mas que eu viva, ainda que tola, porém feliz, todas as ilusões pueris de sentimento…
SER POETA Eugenio de Sá
Ditosa mente onde os motes afloram A que o ser dota c’o a génese sublime Da verve que o inflama e o redime Aliviando as dores que o incorporam.
Mas a alma de um poeta é generosa E por tal sempre atenta ao que a rodeia Não se confina à própria melopeia Mas defende outras causas, ardorosa.
Paira como o condor em liberdade Sobrevoando a vida, e em si carreia O desejo de amar, à saciedade.
É assim cada poeta, que alardeia Nos versos onde mostra afinidade C’o mundo, nas ideias qu’encadeia.
Ser poeta é… Ary Franco (O Poeta Descalço)
Sonhar, mesmo quando acordado. Amar inda que sem ser amado. Em meio à mata achar caminhos Só de flores, olvidando os espinhos.
Falar pelo próprio coração. Encontrar luz na escuridão. Ter como cúmplice a inspiração, Mormente quando em solidão.
Arrancar do luar sonetos apaixonados. Formando mil casais enamorados. Ver estrelas em noites chuvosas. Fazer versos e prosas entre rosas.
Despertar em todos um sonho melhor Em poemas com um romance maior. Ver na lágrima uma gota de alegria E dela poetar uma linda fantasia.
Saber entender e falar do verdadeiro amor, pois brota ele na sua veia poética com renovado ardor..renovado
AOS POETAS Yvany Gurgel do Amaral
Poeta que escreves com tua caneta viva Lindos versos para cantar os amores Das mulheres que passaram em tua vida De tuas alegrias e até de tuas dores
Tu te lembras dos inúmeros favores Que a lua te fez ao te dar inspiração? Para falar de tão lindos sentimentos Que calam fundo ao nosso coração.
Poeta que ficas sentado à beira do caminho Entre árvores frondosas cheias de lembranças A escrever versos eternos plenos de beleza, De amor, felicidade, sorrisos e esperanças.
Muitas vezes deixas de seguir tua caminhada Para cantar em versos o amor por tua amada Cantas, também, a tua dor, tua tristeza A espera de um gesto de amor, de carinho…
Quantas vezes, de pé, olhos perdidos no horizonte Foste procurar na natureza a indisfarçável fonte De muitas inspirações quando num final de tarde O coração estremece de ternura e de saudade,
Sem saber se a tua eterna musa inspiradora Vai te sussurrar as frases e termos que precisas Para expressar teu mais nobre sentimento E não serem, apenas, palavras ao vento…?
Poeta será que a mulher para a qual escreves, E pela qual teu coração bate, ama e suspira Já leu algum dos teus inúmeros e pobres versos E se identificou na melodia das tuas rimas ?
Ou será, talvez, que ela, nem saiba, que ironia, Ser a causa primeira de tão belas poesias E igual à amada de D’Arvers, ainda diga: – Que mulher será esta? E inocente sorria…
Poeta não chore, nem derrames o teu pranto Canta o amor, a beleza, a virtude, a justiça Burila e emprega bem a tua linguagem castiça Porque muitas de nós se identificarão contigo
E não estarás sozinho, nesta linda jornada Muitas mulheres ao lerem os teus lindos versos Desejarão, por certo, ser tua musa, a tua amada…
CASA DOS POETAS Amilton Maciel Monteiro
Visito sempre a casa dos poetas, pois lá me sinto bem a qualquer hora; é onde eu sempre encontro as mais seletas poesias de levar tristeza embora…
Na sala principal estão completas as obras de imortais, mais os de agora… Há versos mil de amor, canções diletas ao coração que de saudade chora…
Um corredor de trovas me conduz às redondilhas, numa sala enorme, com muito belas odes e poemetos…
A tudo leio e tudo me traz luz para eu fugir das mágoas; bem conforme com as lições que aprendo ao ler sonetos!
SER POETA Gabriela Pais (Portugal)
Diz-se que poeta é prolífero inventor, Sim! Tem um cuidado próprio, cria, ajuíza, No bom sentido de ser um observador, Ser poeta é amor lúcido, é noite e dia.
Averba o que sabe da vida, o que vê e crê, Não anda ao sabor das ondas de espuma, Poetar corre p’ las veias, não anda à mercê. Ser poeta é lutar contra o peso da bruma.
Tem jardim na mente, que com pranto rega, Fróis a abrir em busca de são mundo e luta, Sonha com o belo, o amor, o mal renega.
Tece temas a chorar ou a rir, afunda, Ser poeta é ter coração emotivo, escuta, Versar é o ouro da arte da expressão profunda.
SER POETA Cema Raizer
Hoje me permito pensar Num tema de valores Que nos chegam como luz… Em versos e palavras escritas
Na inspiração de poetas… Algo que cativa e enternece Envolve em afeto e amizade De autores irmanados
Na alegria de interagir! De cada poeta que conhecemos Temos poesias preferidas Que nos impulsionam a seguir
Registrando e lendo inspirações
Formatadas com arte e musica
Personalizadas na telinha Pela alegria e vontade
Da «Aristos InternacIonal Servindo À paz e a Cultura Valorizando em cada autor A alegria DE SER POETA …
SER POETA Alfredo Santos Mendes
Ser poeta é ser guerreiro. Sua arma é um tinteiro, Da tinta faz munições. O machado desenterra, Com a caneta faz guerra, Com prosas e com canções!
Transmite na poesia, Tristeza, dor, alegria, O seu grito revoltante. Quando em nome da justiça, Se pratica a injustiça, Com acto beligerante!
Detesta a hipocrisia. Seu mundo de fantasia, Não acolhe falsidade. Sonhando um mundo melhor, As sua prosas de amor, São um hino à liberdade!
No seu modo de sentir, Vive às vezes a sorrir, Com vontade de chorar. Sente a dor o sofrimento, Sem um ai, sem um lamento, Vai sofrendo a versejar!
Canta o amor a revolta. Sente-se um cavalo à solta, Nos prados do pensamento. Os sonhos, a nostalgia, Os transforma em poesia, Palavras leva-as o vento!
Há quem julgue que o poeta, É visionário pateta, Vive noutra dimensão. Sendo assim, nosso é o céu. Eu lhes tiro o meu chapéu, Parabéns, têm razão!
SAL DA TERRA Thalma Tavares
Ser poeta, ser o pássaro de sempre por insólitas canções na voz das ruas, padecer de asfalto e encantar as pedras.
Abrandar a ira sacudir o pasmo e promover o espanto. Tirar da alma o pranto e por na boca o riso e, se preciso, incendiar o Sol.
É teu dever, irmão, entre os irmãos vencidos recriar o verbo sem matar o grito que estremece a raça.
A tua meta irmão é viver Deus no homem é ser o cardo e o trigo ser espada e abrigo ser a rocha dura e ser também cristal.
É teu dever, poeta, ser o Sal da Terra ser não só a Luz mas Luz, Fermento e Sal.
1 comentario en “SER POETA POEMAS EN PORTUGUÉS”
É gratificante poder ler os poemas publicados…sentir bem perto a criatividade e o empenho de todos para manter viva a poesia!
Todo o conjunto faz parte do empenho de do grupo que sempre nos acolhe, e divulga com carinho! Escolho «Ser poeta»para um
breve comentário. Agradeço a Aristos Internacional, a Eunate, aos poetas e a todos os que fazem parte desse importante trabalho!
1 – VIRGÍNIA BRANCO : Seu poema é lindo… e resume o caminho do poeta, com sabedoria!
2 – REGINA CARVALHO : Seu poema destaca, de maneira pura e sublime, o teu maravilhoso sentir!
3 – EUGÉNIO DE SÁ : Grande sentir poético! Mestre que se Envolve no poema, livre e amoroso… Valoriza quem ama a poesia.
4 – ARY FRANCO : Poeta descalço…caminha pela poesia,sem medo de esponhos, O poema, hoje, é profusão poética cheia de tudo!
5 – YVANI G. DO AMARAL : Teu poema é um louvor condensado em versos. Conta a vida de muitos poetas… linda homenagem!
6 – AMILON M. MONTEIRO : Declara amor à poesia de todos os poetas…Uma expressiva escolha para desenvolver o tema!
7 – GABRIELA PAES : Você versou com o ouro da arte da expressão tão linda!
8 – ALFREDO S. MENDES : A experiência dita:conteúdo sério, sincero, verdadeiro, não deixa dúvida: Belo poema e bem definido!
9 – THALMA TAVARES : «Pássaro de sempre, padecer de asfalto,encantar pedras»…todo o recado está dado…inspiração que faz lembrar de tudo… «LUZ, FERMENTO, SAL…» Parabéns à todos e forte abraço!
É gratificante poder ler os poemas publicados…sentir bem perto a criatividade e o empenho de todos para manter viva a poesia!
Todo o conjunto faz parte do empenho de do grupo que sempre nos acolhe, e divulga com carinho! Escolho «Ser poeta»para um
breve comentário. Agradeço a Aristos Internacional, a Eunate, aos poetas e a todos os que fazem parte desse importante trabalho!
1 – VIRGÍNIA BRANCO : Seu poema é lindo… e resume o caminho do poeta, com sabedoria!
2 – REGINA CARVALHO : Seu poema destaca, de maneira pura e sublime, o teu maravilhoso sentir!
3 – EUGÉNIO DE SÁ : Grande sentir poético! Mestre que se Envolve no poema, livre e amoroso… Valoriza quem ama a poesia.
4 – ARY FRANCO : Poeta descalço…caminha pela poesia,sem medo de esponhos, O poema, hoje, é profusão poética cheia de tudo!
5 – YVANI G. DO AMARAL : Teu poema é um louvor condensado em versos. Conta a vida de muitos poetas… linda homenagem!
6 – AMILON M. MONTEIRO : Declara amor à poesia de todos os poetas…Uma expressiva escolha para desenvolver o tema!
7 – GABRIELA PAES : Você versou com o ouro da arte da expressão tão linda!
8 – ALFREDO S. MENDES : A experiência dita:conteúdo sério, sincero, verdadeiro, não deixa dúvida: Belo poema e bem definido!
9 – THALMA TAVARES : «Pássaro de sempre, padecer de asfalto,encantar pedras»…todo o recado está dado…inspiração que faz lembrar de tudo… «LUZ, FERMENTO, SAL…» Parabéns à todos e forte abraço!