Todo lo publicado en ARISTOS INTERNACIONAL está sujeto a la ley de propiedad intelectual de España febrero 2.020 nº 28 La Dirección no se responsabiliza de las opiniones expuestas por sus autores. Estos conservan el copyright de sus obras
Ela é o nosso bem mais precioso, Mas só a valorizamos se a perdemos… Ao contemplarmos um bebê formoso, Podemos vê-la e não a reconhecemos…
É ela que nos dá vitalidade, E um intenso desejo de viver… Não importa o sexo ou a idade, Pois quem a tem, não sabe o que é sofrer…
Quando corre vibrante, em nossas veias, Nunca sentimos dores fortes, feias, Já que ela faz o coração bater…
Foi-nos dada por Deus… Se a conservamos, Poderemos viver por muitos anos: – É da Saúde que estou a falar!
VOCÊ TE M MEDO DE FICAR VELHO? Virginia Branco Você Tem medo de ficar velho? Mas é um privilégio chegar a senior e saber assumir as marcas do tempo. A maioria passou por um advento que lhe permitiu criar família e afectos. De quando em vez, tem o carinho dos netos, flores de ternura, as mais lindas dos amores! O coração caminha pelas veredas da saudade, dos que partiram e já não voltam! Mas a sabedoria e a maturidade atingem-se com a idade!
Mas não são velhos; – São sábios ! Esqueça as rugas do rosto, esqueça de vez os postiços. Imprima positivismo nos lábios. Na dieta inclua os pratos favoritos. Delicie-se com a música a seu gosto. Ame o nascer do sol – fogo posto! Ame as flores, as crianças, os animais . Caminhe junto ao mar, tudo é Poesia! Deixe-se envolver pelos salpicos das ondas e pelo perfume do amor e da maresia.
A SAÚDE Alfredo dos Santos Mendes
Alguém sentiu seu peito latejar. Seu coração batia modo rude. Assim como avisando quem se ilude… Que apenas veio ao mundo p’ra bailar!
A vida é para si mero brincar, E ninguém o convence p’ra que mude. Vaidosamente diz vender saúde… E apregoa feliz: quem quer comprar!
E foi vivendo assim na ilusão, Que o tremor que sentiu no coração, Se devia ao amor que transbordava.
Porém tarde demais se apercebeu, Que o aviso que antes recebeu, Era sinal que a morte o desejava!
SAUDADE Josuela Ferreira
Ela é dona de uma profunda saudade. Da saudade que queima o peito e arde a alma. Saudade das coisas mais simples que ele podia fazer. Saudade da sua respiração e da expressão de prazer (dele) ao provar os sabores da vida.
Às vezes ela não sabe se a saudade é maior do que a angústia da lembrança do mar de sangue que levara as palavras dele para sempre. Diziam-lhe (a ela) que também os pensamentos dele haviam sucumbido. Ela tinha uma certeza: o pedaço perdido do cérebro (dele) não era necessário para que o amor dele continuasse a pulsar. Isso era mesmo assunto do coração.
O milagre aparecia no beijo, no olhar carinhoso e no abraço mais apertado do mundo. Ninguém jamais lhe abraçara assim: com tanta sofreguidão e afeto! Ela aprendeu a ouvir-lhe o som do coração. Entendia as palavras pronunciadas pelo olhar. Percebia os compassos daquela música feita de pausas.
Era esse amor que a fazia levantar todas as manhãs à espera do próximo milagre. Não, o câncer não venceu o amor. Mas a saudade do sorriso dele é aplacada apenas pela fé de que ele agora é anjo. E por amá-lo para sempre, ela escreve a poesia do amor perfeito e imortal.
SAUDADE
Amilton Maciel Monteiro
Alguém, sem me pedir, fez do meu peito
um canteiro viçoso de saudade,
onde ela se propaga com vontade!
E de crescer não para! Não há jeito!
Agora invadiu o amor-perfeito,
lindo, modesto e cheio de bondade,
do qual ela tomou mais da metade
daquele chão que eu usava para leito…
Oh, brava “erva divina” a que o poeta
deu nome de saudade! É indiscreta,
chegando a invadir a nossa alma…
Hoje também sufoca o meu espaço.
Mas, matá-la não devo e nem o faço.
Que a morte natural devolva a calma!
SAÚDE Tito Olívio Henriques Brasil Saúde, eu tenho e esta minha vida Decorre de mansinho e sou feliz. Ninguém sabe o que o espera até final, E Deus me livre de ir pró hospital,
De ter doença inscrita na matriz, De ser em sofrimento a despedida. Eu não suporto a dor, sou insofrido E choro, como dama sem marido
Ou noiva, que não tem com quem casar. Em cama de um hospício é pior, Que os males da cabeça são desgraça, Não só pra quem os tem, por eles passa,
Também para quem vive em seu redor E fica escravo e preso no seu lar. Me dê Deus a saúde, que convém, Que eu quero bem-estar e viver bem.
MEU JARDIM Cema Raizer
Para aquietar meu coração E sentir a vida mais plena Procuro o Verde… No jardim secreto do pensamento
E no entorno de meu mundo real… Verde que resplandece na memória Percorre os recantos do meu mundo E harmoniza meu viver…
Traz cores perfumes e lindos sonhos Que somam ao verde de meu jardim… Com o vermelho que aquece Amarelo que ilumina Lilás que inspira Azul que eleva sonhos Branco que purifica…
Nesse meu jardim secreto Encontro a paz…
EU QUERO Cema Raizer
Permaneço … Na vontade de ser feliz Busco mudanças renovadoras Nos caminhos desse mundo gigante…
Tento definir a melhor maneira De preservar a vida Encontro soluções Na coragem de inovar
Nessa busca de ser feliz Dialogo com a natureza Céu Sol Estrela Lua Mar Rio Cascata Montanha Flor Fruto…
Percorro o mundo agora Sem medo do amanhã… Sonho e sinto saudade Mando embora a tristeza
Na certeza de ser saudável Eu simplesmente Quero ser feliz…
SAUDÁVEL Cema Raizer
Com entusiasmo Buscar sabedoria Observar a vida para entender Se algo é bom ou ou mau
Alegre ou triste Saudável ou doentio… Percorrendo caminhos Onde opostos podem se unir
Semeando e colhendo sabedoria… Na livre intuição de ser humano Predizer verdades com amor Diante de escolhas
Enfrentar dores e dúvidas Na certeza de que o coração Saberá dizer sim ou não Sem medo de errar..
.
1 comentario en “POEMAS O VALOR DA SAÚDE”
Belíssimos poemas! Um a um os poetas deixam a beleza de suas almas e corações encantando e emocionando nossa alma e nosso coração! Abençoados sejam! Obrigada!
Belíssimos poemas! Um a um os poetas deixam a beleza de suas almas e corações encantando e emocionando nossa alma e nosso coração! Abençoados sejam! Obrigada!